Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Sporting é a paixão que nos inspira. Não confundimos competência com cultos de personalidade. 110 anos de história de um clube que resiste a tudo e que merece o melhor e os melhores de todos nós. Sporting Sempre


1.jpg

Durante o mandato desta Direção do Sporting, introduziu-se no léxico de discussão sobre o clube nos vários grupos, fóruns e blogues, o termo “sportinguense”. Na linha de divisionismo que se instaurou e que, ao invés de se ir atenuando, se tornou cada vez mais marcada à medida que o mandato foi avançando, começou a ser comum ler-se que dos 3 milhões, só 100 mil é que interessariam, que se tinha de fazer uma “limpeza”, etc.

 

A idiotice e fanatismo não conheceram barreiras para alguns. Sabemos que sempre existiram tiradas infelizes, pessoas que perdem excelentes oportunidades de ficarem caladas e que assim evitariam expor todas as limitações intelectuais e éticas de que enfermam e também é verdade que a Internet e em particular o Facebook dão a tudo isto uma amplitude e cobertura que de outra forma não existiriam. Há aliás, nesta rede social, inúmeros exemplos de pessoas que dizem as maiores barbaridades e que ainda assim se arrogam o direito de tudo comentarem e de se acharem donas da razão.

 

A novidade é que todo este movimento de cavar trincheiras, atacar sportinguistas recorrendo ao insulto e até à ameaça, curiosamente de forma bem mais exacerbada do que acontece em relação aos adeptos rivais, tem o beneplácito desta Direcção e acaba até por ser estimulada, quer pelo exemplo que o presidente dá no seu discurso bélico e messiânico habitual, quer por pessoas que lhe são próximas.

 

Há assim “sportinguenses”, que pelos vistos “querem é o Godinho de volta”, ou então que “desejam é arranjar tacho”, mesmo que estas afirmações não passem pelo crivo da lógica ou do bom senso. Na verdade, muitas das pessoas que criticam esta forma de estar, de comunicar e sobretudo de tratar os outros sportinguistas que é a imagem de marca deste mandato, não se revêem em muito do que foi feito nos anteriores, em particular no de Godinho Lopes, que foi a todos os títulos desastroso, apenas não gostam de toda esta cultura de fundamentalismo desportivo e têm todo o direito de o afirmar e de não serem insultadas por terem o atrevimento de manifestar opinião.

 

Todos os sportinguistas querem é o clube bem gerido, a manter intactos valores que sempre existiram no Sporting, independentemente da Direção ou da competência dos órgãos directivos, como o respeito mútuo e capacidade de reconhecer erros próprios, pois só assim se pode melhorar. Queremos uma cultura de mérito e de competência. Só assim no final poderíamos ter os tais resultados, que apesar de toda o estardalhaço e foguetórios desta Direção, continuam a não aparecer, pois apesar de se gastar como nunca, continua a perder-se como sempre nas últimas décadas.

 

Mas ao que assistimos? À divisão entre “sportinguistas bons” e “sportinguistas maus”. Do lado bom ficam os que dizem ámen a tudo o que a Direcção diz e defende. Os maus, mesmo que vão aos estádios apoiar, que paguem quotas e invistam em Gameboxes, que façam os filhos sócios e os mantenham no ideário leonino, são penalizados porque ousam dizer que muitas vezes o rei vai nú.

 

Se não ganhamos, são invariavelmente os árbitros os culpados de tudo. Obviamente que desde há muito que somos o parente pobre dos 3 grandes em relação às arbitragens. Claro que tivemos a vergonha nacional que foi o Apito Dourado e agora temos o Apito Encarnado, com a grande maioria dos árbitros do quadro principal sendo adeptos do Benfica. Houve um “trabalho” árduo por parte da Direcção deste clube nos últimos anos, em primeiro lugar ao abanarem os alicerces do anterior poder sediado a Norte e depois ao conseguirem ir gradualmente controlando observadores, estruturas da Federação e Liga e conseguirem ir promovendo os árbitros que lhes eram mais favoráveis aos seus interesses. Isto é inegável.

 

Mas o que é que o Sporting e em particular o seu presidente fazem? Desgastam o poder da sua palavra e em particular da denúncia que poderia ter até algum impacto, ao publicarem inúmeros posts ridículos e dirigidos a todo e qualquer bicho careta que seja associável ao rival. Assim, quando interessaria que fossemos ouvidos, ninguem nos liga. Não sabem arranjar aliados nesta luta, quer entre os pequenos clubes, quer entre clubes com outra dimensão. E quando se fala em aliados não é para depois existir um Apito verde… é apenas para que seja mais difícil inclinar os campos e ajudar a determinar os resultados. Em vez disso, fazem um autêntico hara-kiri comunicacional que só nos ridiculariza cada vez mais. A ideia é esconder a incompetência que foi conferir poderes quase ilimitados a um treinador que se queixa do colinho que antes negava existir, que foi responsável por contratações desastrosas que nos impedem de ter alternativas reais no plantel que continua a ser muito curto, apesar de ter 29(!) jogadores e esconder a ausência de um rumo, de uma estratégia, de … futuro.

 

O que tem esta Direção para oferecer aos sportinguistas? Está esgotada. Chegou a um beco sem saída, em que está prisioneira de um treinador caríssimo e egocêntrico que só sai se quiser e se alguém o vier buscar, de um plantel desmotivados e vasto, mas em que será difícil recuperar uma fracção do investimento que foi feito na maioria dos jogadores e no qual basta abdicar de duas ou três unidades para ser reduzido a uma confrangedora vulgaridade. O Benfica é tricampeão e por este andar vai continuar a ganhar. Porque além de dominar as estruturas desportivas, enquanto nós histericamente continuamos a dar socos no ar, vai compondo e reforçando o seu plantel, o que talvez lhe permita a breve trecho fazer o que o Porto já fez antes… dominar tão bem e a seu bel-prazer, o futebol internamente, que se poderá dar ao luxo de até fazer uma gracinha em termos internacionais. Captando mais adeptos, mais receitas, etc. Continuam a investir num marketing altamente profissionalizado e na visibilidade da sua marca. Nós falamos na possibilidade de promover um qualquer André Geraldes, cujo único mérito conhecido é ser indefectível do presidente, a director desportivo. O contraste é doloroso e cada vez mais marcado.

 

Seriam respostas para estes problemas e realidades que se esperariam de uma Direção responsável e competente. Mas o que vemos? Fecham-se os olhos aos erros e insiste-se que os “sportinguistas maus” é que estão errados. Porque se recusam a aplaudir cegamente este mergulho em direcção ao abismo, este hino à incompetência com que vamos sendo brindados, sobretudo nesta parte final do mandato.

 

O que vai na minha alma sportinguista é uma profunda tristeza. Não pela ausência de resultados, porque isso já estou infelizmente mais que habituado. Mas não perdoo é que destruam, dividam e descaracterizem um dos amores da minha vida desta forma tão básica e ultrajante para a minha inteligência e de muitos sportinguistas.

 

Sporting sempre!

Autoria e outros dados (tags, etc)


editado por Ivaylo a 25/2/17 às 12:17


27 comentários

Sem imagem de perfil

De Antónimo a 06.01.2017 às 14:13

Excelente texto! Parabéns!
Imagem de perfil

De Krassimir a 07.01.2017 às 22:22

Muito obrigado amigo.
Sem imagem de perfil

De Rato Azevedo a 06.01.2017 às 14:50

Mais do que uma profunda tristeza, diria mesmo que temos vivido uma profunda depressão. Uma depressão que lentamente nos está a matar por dentro.

Sporting Sempre!... mas não este!
Imagem de perfil

De Krassimir a 07.01.2017 às 22:23

Temos todos de acreditar que é possível outro caminho... e de continuar a manifestar a nossa opinião, por muito que nos queiram calar através do insulto e da arruaça.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.01.2017 às 12:52

"tem o beneplácito desta Direcção e acaba até por ser estimulada"

Informo-o que não está por dentro do que se passou no Sporting.

Quem planeou e promoveu esse clima, foi esse indivíduo com a restante quadrilha, muito antes de tomar o clube de assalto.
Imagem de perfil

De Krassimir a 08.01.2017 às 16:07

Caro amigo, no fundo o que diz só complementa o que disse. Este clima de divisionismo e confronto permanente com alguns sportinguistas, só diminui a actual Direcção e sem dúvida que é estimulado por ela e por muitos dos que se dizem seus apoiantes. Basta ir ver o Facebook dos candidatos que ousam candidatar-se à presidência do Sporting. O que não falta por lá é uma corja de imbecis e mal-formados...
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.01.2017 às 20:14

👍
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.01.2017 às 14:05

Ainda não entendi a necessidade de alguns Sportinguistas, e faço aqui uma diferença, a si chamo sportinguista com a sua opinião, á trupe que assaltou o clube nem os considero sportinguistas, continuando, não entendo a necessidade de se estar sempre a falar da anterior direcção.
Parece uma falta de coragem, estar sempre a falar da anterior direcção para se ter uma espécie de credibilidade para falar desta.

A anterior direcção cometeu alguns erros!? Claro.
Agora, acho de uma grande desonestidade estar a querer misturar as coisas, e a querer equiparar o que não tem comparação.
Que eu me recorde, nenhuma direção do clube chegou nem de perto nem de longe, ao que esta trupe chegou.

Mais, se não fosse os activos que a anterior direcção deixou, esta tinha entregado as chaves logo no início, pois como se sabe os fundos anunciados, não passavam de estórias para crianças.
Imagem de perfil

De Krassimir a 08.01.2017 às 16:05

A anterior Direção falhou e isso ninguém nega. Acredito que desejassem ter feito muito melhor, mas foram um rotundo fracasso. Agora 4 anos depois de tomar posse, penso que é claramente abusivo continuarem-se a fazer comparações com o que aconteceu nesse mandato. Aliás... estamos na última época deste mandato e corre-se o risco de ser mesmo a pior de todas. Com a agravante de que é aquela em que se fez um investimento mais avultado.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.01.2017 às 20:22

Há quem tente apagar a história.
Um rotundo fracasso!?
A única época em que a direcção teve relativa acalmia, chega ás meias finais da Liga Europa, e á final da taça, com os árbitros a boicotarem o clube no início de época.

Além disso estão aí os jogadores que eles deixaram, muitos deles desbaratados, transferidos em saldo.

Nem todos os sportinguistas gostam de estórias da carochinha.
Imagem de perfil

De Krassimir a 08.01.2017 às 22:33

Meu caro, pode ser adepto de Godinho Lopes à vontade. Está no seu direito. Não tento reescrever a história e já há muito tempo que não acredito em histórias da carochinha. Por não reescrever a história é que não vou reescrever o 7º lugar, o estar a pagar a 3 treinadores ao mesmo tempo, nem a quantidade de jogadores contratados e que se revelaram um falhanço completo. Se lhe quiser chamar um sucesso, está à vontade. Infelizmente esta época, em termos de contratações a coisa não está muito longe dessa época "memorável"...
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 09.01.2017 às 09:24

A questão não é ser adepto ou deixar de ser, o meu clube é o Sporting, não gosto é de injustiça.
Quando você omite as meias finais da Liga Europa, e a final da taça,e o que se passou na primeira época em termos de arbitragem, e foca o sétimo lugar com uma guerrilha interna montada para o insucesso do clube, que festejavam as derrotas, está apresentando.

Já agora, se quiser faça uma coisa, de todas as contratações da direção anterior faça um levantamento dos clubes por onde esses jogadores passaram, das internacionalizações, e do valor total das transferências desses jogadores.

Depois faça o mesmo para este "mandato".

Verá que está completamente equivocado, e que a sua argumentação é baseada em mais um hoax post a circular pelo trupe de "circo".
Imagem de perfil

De Krassimir a 09.01.2017 às 09:35

Acho que quem está equivocado é você... se quer defender a direção de Godinho Lopes, como lhe disse antes, está no seu direito. Agora dizer que foi um bom mandato faz tanto sentido como dizer que este mandato de BdC foi um êxito em termos de aquisições ou vitórias... Não alinho nem num circo, nem no outro. Não acho que Godinho Lopes tenha estado mal intencionado como muitos dizem e mesmo desta Direção. Só que lhe saiu tudo mal. As arbitragens roubam o Sporting desde há mais de 30 anos. Só isso não serve de desculpa nem para o Godinho nem para BdC. Estará a dizer que o facto de termos ficado em 7º lugar também se deveu aos árbitros? Que o contrato de Labyad que previa aumentos automáticos de ordenado defendia os interesses do Sporting? Foi uma aposta claramente falhada, até porque se deixou de apostar na formação, o que viria a ser corrigido ainda durante a época e nos poupou a males maiores. Claro que vieram bons jogadores também... Mas o índice de aproveitamento das aquisições, tal como está a ser esta época e por exemplo a de Marco Silva, foi péssimo. A ver se consigo que entenda que criticar Godinho Lopes não implica defender o que Bruno de Carvalho está a fazer. Espero ter sido claro desta vez.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 09.01.2017 às 10:08

Se o Senhor não acredita na minha argumentação,publique se assim entender, um post com todos os jogadores seniores contratados como sugeri.

O Senhor ao relembrar o Labyad revela que não está por dentro dos meandros do futebol Em relação ao Labyad, não conheço o contrato em pormenor, contudo atendendo ao valor do jogador na ALTURA, em que era uma jovem com potencial que tinha vários clubes interessados, entre os quais o Benfica, o qual disputou com o Sporting a contratação, foi um bom negócio na ALTURA.

Porquê?
Porque veio a custo zero, os pagamentos foram diluídos ao longo dos anos através do vencimento, para cativar o jogador.
Geralmente para adquirir este tipo de jogadores tem que se bater com a "pasta" em cima da mesa quando se os contrata, e são jogadores caros que envolvem muitos milhões, e veio a custo zero, ou próximo disso.
Imagem de perfil

De Krassimir a 09.01.2017 às 10:22

Meu caro, não se trata de acreditar. Trata-se de não concordar… quanto a não estar por dentro dos meandros do futebol (pelos vistos o seu caso é diferente…) considero-me razoavelmente informado e estou sempre pronto a aprender. Em relação ao Labyad, foi um “custo zero” altíssimo. Desde quando assinar um contrato com um jogador que até pode ser promissor, mas que prevê aumentos de vencimento automáticos é uma atitude defensável? Quero lá saber que o Benfica também o disputasse… parece que também se dizia que queriam o Alan Ruiz e veja-se o que vale. Além de que desconheço quanto se pagou de comissão. Quanto ao balanço das aquisições do mandato de Godinho Lopes, não sei se se refere a Bojinov, Jeffren, Schars, Boulharouz… até me pode dizer que eram jogadores com nome, mas se tivessem sido avaliados os antecedentes recentes não se teria partido para a sua contratação. Isto digo eu, que como o amigo diz, não percebo nada disto. Claro que vieram também Rojo e Carrilo, mas a política de contratações foi profundamente errada. Tal como tem sido desde sempre e incluindo neste mandato, em que seriam cirúrgicas… Quanto ao post dos jogadores desse mandato, neste momento não tenho tempo e estou mais preocupado em analisar o que se passa actualmente. Acho que o mandato de Godinho Lopes é passado e bem me basta este presidente estar sempre a usar isso como argumento para se desculpabilizar. Mas se se quiser dar a esse trabalho terá toda a minha atenção. SL
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 09.01.2017 às 12:42

Eu não tenho necessidade de fazer isso, pois conheço o valor dos jogadores, sei do seu currículo,das suas internacionalizações.

O Senhor é que estava a dizer que muitos desses jogadores eram fracos, eu digo-lhe claramente que não, na generalidade eram jogadores com qualidade e potencial, e que o seu passado demonstra precisamente isso, portanto o Senhor é que deveria fazer isso, se é que lhe interessa a verdade, ou simplesmente repete o que é repetido muitas vezes com o objetivo de parecer verdade.

Imagem de perfil

De Krassimir a 09.01.2017 às 13:38

Vou tentar ignorar o tom da última frase, até porque já o usou várias vezes. Não repito nada, penso por mim. Aliás se ler com atenção o que escrevi atrás perceberá o contexto em que disse fiz a minha afirmação. Você diz que sabe o valor dos jogadores, talvez então nos queira elucidar o que é feito do Boulharouz, Jeffren, Bojinov (do Labyad nem precisa). Talvez me possa explicar onde estava o potencial por exemplo do Bojinov. E já agora o que nos levou a pagar a 3 treinadores em simultâneo na mesma época. Mas contratações todos falham. A questão é quanto se gasta e o racio custo/benefício que era mau com GL e continua mal com este presidente. Agradeço a sua sugestão sobre a análise a todas essas contratações (que pelos vistos não quer fazer em detalhe, no que está no seu direito), mas como lhe disse estou mais preocupado no momento com este mandato e com o futuro. Saudações leoninas.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 09.01.2017 às 10:25

"A ver se consigo que entenda que criticar Godinho Lopes não implica defender o que está a fazer. Espero ter sido claro desta vez."

Não disse que implicava defesa.
O que eu disse foi

Parece uma falta de coragem, estar sempre a falar da anterior direcção para se ter uma espécie de credibilidade para falar desta.

Falem só desta,é a que está.

Quem continua sempre a utilizar os argumentos da direção anterior, é o mitomano e a seita, para alienar os adeptos.
Imagem de perfil

De Krassimir a 09.01.2017 às 10:31

Não sou eu que falo sempre da anterior Direção. Quem o faz é o atual presidente e muitos que os apoiam. Perante qualquer crítica, lá vem o "queres é o Godinho de volta". Aliás apenas fiz uma curta referência a isso, até para dizer que houve muito mais Direções anteriores, em que já eramos roubados pela arbitragem. Tal como aconteceu durante o mandato do atual presidente. Não desculpo erro nenhum desta Direção com os anteriores. Concordo plenamente que tem de ser julgada pelo que fez e ao fim de 4 anos, já chega de ir buscar os outros para se desculpabilizar
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.01.2017 às 14:18

"Claro que tivemos a vergonha nacional que foi o Apito Dourado e agora temos o Apito Encarnado, com a grande maioria dos árbitros do quadro principal sendo adeptos do Benfica"

Não se deixe levar pela multidão, até porque depois pode cair na incoerência.

Pergunta directa, para quem não gosta de comer gelados com a testa
então se o Benfica controla a arbitragem, porque foram contratar o antigo treinador deles por uma verba incomportável para qualquer clube português!?
Não faz qualquer sentido dizer-se que um clube ganha através da arbitragem, e depois vai-se contratar o treinador.
Pode-se colocar algumas hipóteses uma ou têm noção que estão a mentir, e é só cortinas de fumo para os adeptos "ignorantes", ou estão a contratar para beneficiarem dessas ajudas.
Imagem de perfil

De Krassimir a 08.01.2017 às 16:16

Compreendo que para um benfiquista (presumo que seja o caso) seja difícil aceitar que o seu clube seja hoje a face visível do Sistema como já sucedeu antes com o Porto. A incoerência está do lado daqueles que andavam a entregar DVD's a denunciar a corrupção que existia na arbitragem e que agora dizem que está tudo bem. Não está do nosso lado... Basta ver a vergonha que têm sido algumas arbitragens, o facto do Benfica raramente ter penalties ou expulsões assinaladas contra, para se perceber quem é hoje beneficiado. Claro que isto incomoda, porque estraga a ideia de que o "nosso" clube não ganha exclusivamente por mérito. Percebo-o... mas repare: eu não tiro valor ao Benfica, nem digo que o Sporting não tem, nomeadamente esta época, pecado por culpa própria. O que eu digo é que nos últimos anos, por força de um sistema de classificações habilmente construído e que envolve os observadores, existe um quadro de árbitros da primeira Liga que claramente são favoráveis ao Benfica. E que só sobem na carreira se não se "portarem mal". Veja o que sucedeu ao Marco Ferreira e ao Jorge Sousa na época passada. Quanto ao JJ, penso que é inegável que é um bom treinador. Mas basta comparar o número de expulsões que tem no Sporting e as que teve no Benfica no triplo do tempo...não há contradição nenhuma. Um treinador pode ser bom e mesmo assim ser ajudado pelo colinho. Não foi o caso da primeira época de JJ na Luz em que ele e o Benfica ganharam com todo o mérito, mas depois isso já foi diferente.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.01.2017 às 20:13

Sou Sportinguitas desde que me lembro.
Imagem de perfil

De Krassimir a 08.01.2017 às 22:35

Pronto, ainda bem então e peço desculpa por ter suposto outra coisa. Mas mantenho o que disse. E olhe ainda hoje íamos empatando o jogo com o Feirense e não era o árbitro o culpado. A equipa esta época claramente não está a jogar nada, comparado com o que fez na época passada.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 09.01.2017 às 09:44

Pois, e aquele lance do central se fosse ao contrário, era outra vez montado o circo.
Mas calaram-se que nem "ratos" e hipócritas que são.
Esta gente não tem qualquer credibilidade, depois de andarem a dizer que as arbitragens era para desculpar direções incompetentes,etc.
Mais,realmente o Benfica desde 2010,2011 começou a ter peso na arbitragem, até aí era o porto, contudo nos últimos dois três anos o Sporting começou a ter vós, e o ano passado foi a equipa levada ao colo, para não falar nos escândalos das equipas que poupavam jogadores contra o Sporting, e faziam exatamente o inverso contra o Benfica, até houve um jogador a chorar, tal era pressão que eles tinham.
Isso revela mais uma vez o nível de nojo desta gente, que não interessa como ganham, interessa é ganhar.
Como fizeram outra vez contra o Setúbal, nojento. Como o Setúbal não facilitou, retiram dois jogadores.
Isto é gente que deveria estar longe do desporto, nem nas bancadas.
Têm tentado colocar na lama o nome do clube.
Imagem de perfil

De Krassimir a 09.01.2017 às 09:52

Qual lance do central? O do Coates? Admito que possa ser polémico, mas o jogador do Setúbal continua a jogada e não há qualquer protesto bem dele, nem do resto da equipa.
Concordo quando diz que se esta Direção dizia que as arbitragens não eram desculpa antes, agora também não o passam a ser. É uma profunda hipocrisia.
O Sporting continua a não ter voz nenhuma, ou antes fala, esbraceja e não conta para nada. E isso também é demérito desta Direção, que ainda na semana passada viu o actual presidente defender o conselho de arbitragem.
Quanto à atitude tomada em relação ao Setúbal de fazer regressar os jogadores foi lamentável. Para os jogadores, que vêem a sua evolução interrompida, para as relações com o clube sadino que já nos tinha ajudado a desenvolver Semedo e João Mário, pela imagem que passou de que foi uma revanche pelo resultado (mesmo que não tenha sido só isso) e pelo exemplo que dá para casos futuros com outros clubes que talvez pensem duas vezes antes de aceitar jogadores nossos. E isso quando o treinador tinha dito recentemente que os jogadores ficariam no Setúbal até final da época...
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 09.01.2017 às 10:17

O lance de polémico não tem nada, em Setúbal é pênalti e ontem a dúvida é se pode ser considerado dentro da área ou fora.
Parece que pode ser considerado pênalti, pois ele está em cima do risco.

E com todo o respeito, não apresenta esse tipo de argumentação que os jogadores do Setúbal não protestam, esse tipo de argumentação é utilizado por outra gente, gente que assaltou o clube.
Imagem de perfil

De Krassimir a 09.01.2017 às 10:28

O lance é polémico porque se podem aceitar as duas decisões. Aceito perfeitamente que se marcasse penalty mas nesse caso, muitos mais teriam de ser marcados. O jogador consegue chegar à bola, mesmo sendo condicionado por isso digo que podia ter sido julgado das duas formas. De qualquer forma é preciso ver que a falha ao nos assinalarem um penalty inexistente no último momento do jogo como aconteceu em Setúbal é irrecuperável e decisiva.
Quanto ao jogo de ontem, é falta mas fora da área. Não é penalty em lado nenhum.
Como disse antes, não reduzo esta má época da nossa parte a falhas de arbitragem. Houve muita incompetência e a desculpa da arbitragem não serve para tudo.

Comentar post




Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D