Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Sporting é a paixão que nos inspira. Não confundimos competência com cultos de personalidade. 110 anos de história de um clube que resiste a tudo e que merece o melhor e os melhores de todos nós. Sporting Sempre


04
Abr17

Money talks...

por Ivaylo

20170404.jpg

 

A Sporting Clube de Portugal Futebol SAD tem actualmente na sua estrutura accionista a empresa Holdimo Participações e Investimentos SA. Segundo comunicado de 15 de Dezembro de 2016 detém 20 milhões de acções que correspondem a 29,85% do capital social da SAD leonina. No mesmo comunicado é também informado que a Holdimo é detida em 99% por Álvaro Sobrinho.

 

Álvaro Sobrinho foi o CEO do BES Angola durante uma década, tendo sido nesse contexto ouvido na comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES, onde se fez acompanhar pelo seu advogado Rogério Alves. Recorde-se que, para além das operações menos transparentes entre o GES e o BES, o BESA teve um papel bastante relevante na resolução do Banco português devido a créditos concedidos sem garantias nem a adequada avaliação do risco dos mesmos. Para além da resolução do BES (lamentavelmente conhecida de todos nós) também o BESA foi liquidado e absorvido pelo Estado Angolano.

 

Em 2015, na sequência de requerimento apresentado por um deputado do PSD, a CMVM abre investigação aos investimentos de Álvaro Sobrinho em Portugal e na Sporting SAD em particular. Sobrinho defende-se afirmando que a sua participação na SAD verde e branca não resulta de entrada directa de dinheiro, mas sim da conversão de uma dívida de 20M€ em capital social. Será naturalmente legítimo questionar se essa dívida não terá resultado de financiamento que implicou a negada entrada de dinheiro...

 

Já em 2017 é notícia que o Ministério Público pretende arrestar bens ao empresário angolano por suspeitas de desvio de 500M$ do BESA para contas em Portugal e na Suiça. É também investigado nas Ilhas Maurícias devido à alegada criação de uma Fundação para fins menos transparentes, nomeadamente a aquisição de automóveis de luxo para oferecer a políticos do país em questão. Ontem é notícia que, na sequência da mesma suspeita de fraude de 500M$, as autoridades suíças ordenaram o congelamento de 159M$ em contas tutelados por Sobrinho ou familiares seus.

 

Cabe às Autoridades Financeiras/Judiciais dos respectivos países a conclusão destas investigações para apuramento de toda a verdade. Aos Sportinguistas cabe a preocupação com o futuro da SAD do seu Clube…

 

Caso venha a ser provado que a posição accionista de Álvaro Sobrinho na Sporting SAD foi concretizada com verbas desviadas do BESA, e por inerência do BES, provavelmente as acções serão executadas e vendidas ao melhor preço para ressarcir os defraudados com a falência do BES. Se juntarmos a isto que a Instituição que “saiu” da resolução do BES – Novo Banco – acaba de ser vendida a um fundo de investimento norte-americano – Lone Star – que estará pouca interessada na manutenção de investimentos não core, e, se considerarmos que o outro maior credor do Sporting – BCP – tem actualmente uma Instituição Chinesa – Fosun – como maior accionista e que verá também o futebol como um investimento não apetecível, e se recordarmos que o Novo Banco e o BCP podem vir a tornar-se accionistas da Sporting SAD se até 2026 não forem reunidos 99M€ para a recompra dos VMOCs… Temos alguns motivos para estar preocupados.

 

Concluindo, à data de hoje conhecemos os accionistas da SAD, em 2026 esses accionistas poderão ser X, Y ou Z. Hoje o Clube detém a maioria da SAD, em 2026 tal poderá deixar de acontecer, e, se essa maioria accionista pertencer a X,Y ou Z nada garante que sejam os interesses do Clube a estar na primeira linha das decisões tomadas. Cabe à actual Direcção tomar um rumo financeiro o mais controlado possível para evitar esses cenários, mas se o rumo for o desta época temos motivos acrescidos para estarmos preocupados.

Autoria e outros dados (tags, etc)


4 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.04.2017 às 17:12

Aqui está um tema que não convém nada abordar. As queixinhas dão muito mais pica.
Imagem de perfil

De Ivaylo a 07.04.2017 às 14:58

Caro Anónimo,

O futebol (tal como a política) é useiro e vezeiro a utilizar "bodes expiatórios" para "camuflar" as verdadeiras questões. Cabe a todos nós andarmos atentos e informados.

SL
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 07.04.2017 às 15:28

O Barroso avisou logo em 2011 que a origem do dinheiro não tinha importância nenhuma. Posto isto o apoio do coveiro mor nas últimas eleições não espantou ninguém. Sobretudo depois da grande luta contra os fundos opacos. E foi a isto que um Clube outrora exemplar chegou. Uma lavandaria.
Imagem de perfil

De Ivaylo a 09.04.2017 às 11:38

Claramente não são estes os Valores Históricos deste Clube!

Comentar post




Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D