Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Sporting é a paixão que nos inspira. Não confundimos competência com cultos de personalidade. 110 anos de história de um clube que resiste a tudo e que merece o melhor e os melhores de todos nós. Sporting Sempre


17
Jan17

O Relatório UEFA

por Ivaylo

20170118.jpg

 

 

Foi divulgado pela UEFA há dias o relatório "The European Club Footballing Landscape". Este relatório teve algum eco por revelar que o rival benfica ocupa uma posição nada invejável no que a endividamento e custo do estádio diz respeito. Teve algum eco adicional nos locais habituais em que se afirmava que o Sporting era o clube europeu com maior lucro líquido.


Consultando a fonte – o relatório – na página 4 é indicado que o mesmo foi construído com base na informação financeira conhecida dos clubes em Dezembro de 2015. Considerando que as SADs apresentam as suas contas anuais em Junho, para permitir ter uma imagem mais fiel do seu ano de operação que é a época desportiva, a informação referente à Sporting SAD terá sido retirada do Relatório e Contas referente à época 2014/2015.


Passando à página 115 do relatório UEFA, podemos ver o quadro que lista os clubes europeus que tiveram maior net profit no período em estudo. Em primeiro lugar está o Liverpool, consequência da venda de Suarez para o Barcelona. Em décimo terceiro figura o Sporting. Podemos, através do R&C em que os mesmos técnicos da UEFA se basearam, analisar quais foram os contributos para esse número global.


Na página 15 do R&C verificamos, logo pelo quadro resumo, que o principal contributo para o resultado apurado vem da rúbrica "Rendimentos referentes a passes de jogadores" com um total de 28 milhões de euros. Na página 6 são listados os jogadores cedidos a título definitivo, e, com o auxílio do site Transfermarkt chegamos à conclusão que foi a venda do jogador Marcos Rojo ao Manchester United o principal responsável pelo "brilharete".


À data de hoje já é de conhecimento comum qual acabou por ser o desfecho desse negócio. À data de hoje tem-se consciência que essa venda deveria ter sido contabilizada por 5 milhões, valor correspondente aos 25% do passe do atleta, e não pelos 20 milhões totais da venda (aos quais se deduzem os 3 milhões restituidos à Doyen pela sua participação inicial na transferência do Spartak para o Sporting). Em termos líquidos, considerando igualmente as verbas devidas ao Spartak por conta de cláusula referente a futura venda – 4 milhões – constatamos que a "artimanha" proporcionou um falso efeito de 12 milhões de euros nas contas dessa época.


Os mesmos 12 milhões, não tivessem sido incluídos nas contas dessa época e o Sporting não figuraria sequer no top do relatório UEFA. Mesmo tendo avançado com a "artimanha", tivesse o Sporting optado por constituir imediatamente – como observa a prudência financeira – uma provisão desse montante, por a Doyen ter anunciado de imediato que processaria o Sporting, e também assim o Sporting não figuraria no top.


De salientar ainda que outro factor que contribui para o apuramento do lucro, os custos. Após o necessário corte drástico nos custos com pessoal no primeiro ano do seu mandato, tendo esse valor ficado nos 25 milhões de euros, neste segundo ano objecto de análise registou-se um ligeiro acréscimo, para próximo de 30 milhões. Fosse o total o da actualidade – seguramente mais do dobro – e, provavelmente, o Sporting nem sería elegível para o top, por ter apresentado prejuízo.


Importante recordar que na Assembleia Geral em que o referido R&C foi aprovado, pegando no mote dado pelo "brilharete", Bruno Carvalho vê aprovada a duplicação do seu vencimento. Mas não se ficou por aqui, o aumento teve efeitos retroactivos ao início do mandato. Ou seja, no mês seguinte a essa Assembleia Geral, Bruno Carvalho recebeu 10 mil euros (dobro dos 5 mil iniciais) acrescidos de 140 mil euros pela retroactividade (5 mil multiplicado por 28 meses).


Para terminar, voltando ao início, na página 38 o Sporting Clube de Portugal aparece com inteira justiça e sem "artimanhas". Através dos "suspeitos do costume", a sua extraordinária massa adepta, protagoniza um crescimento de 5 mil pessoas por jogo, em termos médios, nos jogos disputados no Estádio de Alvalade. Sem qualquer dúvida, os melhores adeptos do Mundo!

 

Autoria e outros dados (tags, etc)




Pesquisar

  Pesquisar no Blog


Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D