Bruno de Carvalho, presidente do Sporting Clube de Portugal desde Março de 2013, é um entusiasta do Facebook. Ainda antes de ser eleito, usou-o para dar notícias da sua candidatura e anunciar as medidas principais do programa eleitoral através da página Sporting no Coração, entretanto encerrada muito recentemente...
Mas foi já como presidente do Sporting e com Marco Silva como treinador, que a 2/11/2014, Bruno de Carvalho escolheu o FB para pedir desculpa aos adeptos depois de uma derrota por 3-0 em Guimarães e da equipa B ter perdido por 5-0 com o Atlético. Na altura escreveu "Ao nível do futebol sénior este fim-de-semana jamais poderá ser esquecido. Quer a equipa principal quer a equipa B brindaram os sportinguistas com péssimas exibições que não dignificaram o nosso clube e a nossa camisola. Não demonstraram garra nem vontade de vencer e isso é lamentável só nos restando pedir desculpa por não termos sido dignos do clube que representamos".
Muitos sportinguistas não entenderam então, nem o conteúdo, nem a plataforma escolhida para o fazer, até porque estas situações normalmente são resolvidas internamente, por muito que todos estivéssemos tristes com o sucedido nesses jogos. Aliás esta publicação representou o início de vários episódios infelizes na relação entre presidente e treinador com visibilidade pública, de que a intervenção de José Eduardo representaria um outro episódio lamentável.
Tratando-se de uma iniciativa controversa entre os sócios, esperava-se que Bruno de Carvalho, reflectisse sobre a utilização desta rede social.
No entanto, passado algum tempo, todos percebemos que sucedeu exatamente o contrário. Depois da era dos comunicados, das múltiplas entrevistas a órgãos da Comunicação social, apesar destes serem simultaneamente criticados pelos canais do clube, tivemos na época passada sobretudo, a era dos posts do Facebook assinados por Bruno de Carvalho.
Infelizmente, longe de terem sido eficazes na defesa do Sporting ou servido algum outro objetivo nobre, estes posts apenas contribuíram para a degradação da imagem do presidente do Sporting. Passou do presidente jovem, irreverente e dinâmico, para um indivíduo grosseiro, vulgar e mal-educado e cujo mau gosto das publicações envergonharam muitos sportinguistas. Com este desgaste, o peso institucional da sua palavra como presidente do Sporting desvalorizou-se abruptamente. Nesta linha surgiram episódios como o do “frango à maricas” visando Camilo Lourenço em que afirmou: “para quem fala tanto e escreve tanto sobre economia e gestão (...) talvez não fosse mal começar a dedicar-se à arte da culinária (...). Aconselho começar pelo tradicional prato da galinha à maricas...” ou o do carro bloqueado em que publicou “Foi me dito que os jornalistas do JN Luís Mota e Nuno Maia foram apanhados a fazer necessidades líquidas atrás de uma coluna enquanto fotografavam uma carrinha do Presidente do Sporting CP bloqueada (...). Elemento próximo garante que enquanto um segurava no instrumento, outro ligava eufórico para a redacção (...) Com a precipitação caíram umas gotas em cima do instrumento desfocando um pouco a foto”.
Todos assistimos horrorizados a estas manifestações grotescas e de péssimo gosto assinadas na primeira pessoa pelo principal responsável do clube. E quando não eram deste calibre, referiam quase invariavelmente o nome do nosso rival Benfica. Melhor argumento não lhes poderia ter oferecido para a sua narrativa de que estava obcecado com o clube deles...
Mas para a nova época e ao terceiro Diretor de Comunicação deste mandato, Nuno Saraiva, a expectativa era de que Bruno de Carvalho se resguardasse mais e que a estratégia fosse alterada até porque comprovadamente não resultava. Porém Nuno Saraiva apenas deu expressão a inúmeras publicações em que o tema era quase sempre o Benfica, a sua direção e até os seus comentadores... ou seja, mais do mesmo. Para a humilhação ser maior, a própria página de FB de Nuno Saraiva esteve encerrada durante alguns dias e a resposta do Sporting foi lançar uma outra página “comunicação Sporting” que prosseguiu com a mesma linha e que também teve destino idêntico...
Recentemente, Bruno de Carvalho voltou a fazer mais posts, a acusar eventuais adversários à presidência nas eleições de Março de 2017 de “ratos, papagaios ou abutres” ou na mensagem de Natal, a colocar em dúvida aquilo que já todos sabemos há muito ir fazer: recandidatar-se à presidência. Não está em causa a sua legitimidade para o fazer, mas lamenta-se que tenha de recorrer a estes expedientes dignos de uma peça de teatro de terceira categoria.
Pelo meio ficam muitos outros episódios, como a intervenção de Bruno de Carvalho em grupos do FB, a convidar críticos para as Assembleias Gerais, esquecendo-se que o Sporting não é só Lisboa e que muitos associados moram longe da capital, para além do ambiente das AG não ser propriamente descontraído e convidativo à expressão livre de opinião, apesar de se apregoar o contrário...
Mas é também através do FB que se tem visto muito do que de pior existe no atual Sporting. Ataques soezes a sócios em grupos discussão do clube, tentando limitar a discussão e a opinião crítica, recorrendo-se ao insulto e à ameaça, através de muitos perfis falsos de alguns que se afirmam apoiantes do presidente... aliás teme-se o pior para os potenciais candidatos que ousem afirmar-se como alternativas ao atual presidente às próximas eleições.
Ou seja, longe de ter utilizado o FB para o benefício do clube e da sua imagem, a atual Direção usou esta rede social para revelar as suas limitações em termos de Comunicação e a sua verdadeira essência. Talvez afinal de contas, esta rede social acabe por ter uma enorme utilidade para o futuro do clube. Assim nenhum de nós sportinguistas pode alegar desconhecimento destas realidades quando chegar a hora de decidir quem merece ter a honra de ser escolhido para presidente do clube em Março de 2017....