Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Sporting é a paixão que nos inspira. Não confundimos competência com cultos de personalidade. 110 anos de história de um clube que resiste a tudo e que merece o melhor e os melhores de todos nós. Sporting Sempre


1a (1).jpg

 

Depois de ter considerado o aumento do número de associados como um dos méritos do actual mandato, fico agora um pouco surpreendido com duas notícias que têm sido bastante comentadas nos últimos dias.

 

O número de sócios com direito de voto no dia 4 de Março ronda os 45 mil. Sendo consensual que o número de sócios pagantes na generalidade das organizações oscile pelos 50%, seria legítimo ter uma expectativa de pelo menos 70 mil sócios a poder votar nestas eleições. Estamos, portanto, perante metade do que seria expectável depois do anúncio, associado a Eric Cantona, que já ultrapassámos os 150 mil sócios.

 

Estarão também noutra dimensão, como os assistentes aos jogos em Alvalade que ocupam cadeiras aparentemente vazias? Estariam a bordo do voo da Malasya Airlines? Só serão observáveis utilizando equipamentos de VR? Um pokémon pode ser sócio de um clube? Considerando a actual tendência de Hollywood para o remake de clássicos, poderia ser um argumento a explorar por Mulder e Scully…

 

Para lançar ainda mais “transparência” no assunto, eis que a MAG opta por não divulgar os cadernos eleitorais. Baseia essa opção na Lei de Protecção de Dados Pessoais. Estranho que quando um sócio de seu nome Bruno Miguel Azevedo Gaspar de Carvalho, na sequência de suspeições levantadas pelo então candidato presidencial Bruno Miguel Azevedo Gaspar de Carvalho, apresentou uma proposta de alteração ao Regulamento Eleitoral que visava precisamente estabelecer a obrigatoriedade de divulgação dos cadernos aí não se recordaram da LPDP. Estranho também que, tendo entretanto constatado que o Regulamento alegadamente violava a LPDP, não tenham entretanto apresentado proposta rectificativa do mesmo. Terá a proposta levado mais de 4 anos a ser ultimada…? Estranho igualmente que a LPDP não tenha sido sempre a “resposta oficial” à questão…

 

Para esclarecer estas questões, aparentemente simples, bastaria dar resposta ao exemplo que aqui apresentamos, enviado por um leitor:

 

«Caros Presidentes do SCP e MAG. Neste momento são muitos os adeptos e sócios que se questionam sobre 3 assuntos que terão rápida e simples resposta por parte de V. Exas.:

 

  1. Qual o n.º total de sócios do Sporting Clube de Portugal?

 

  1. Qual o n.º total de sócios com capacidade de voto?

 

Continuamos a aguardar os cadernos eleitorais. Estamos certos de que sabem o que são e que têm conhecimento dos estatutos do clube e MAG. Já ultrapassou o prazo para a publicação obrigatória dos mesmos como também saberão.

Notem que o Sporting Clube de Portugal não é nenhuma Associação de Bombeiros (com todo o respeito por estas).

 

  1. Onde param os outros 100.000 para perfazer os propalados 150.000?

 

Admitindo que se trata de 45.000 sócios com capacidade de voto (resposta à questão 2), serão 100.000 menores de idade como os meus 2 filhos (também sócios)?

Serão todos sócios com menos de 12 meses de filiação?

Ou 100.000 deixaram de pagar quotas a tempo de serem elegíveis a exercer o seu direito de voto?

 

Só isto. 3 respostas simples. 2 números e 1 pequena resposta.

Consultem por favor o vosso Excel.

Nós saberemos calcular uma taxa de crescimento.

Bem como, na falta de resposta, saberemos encontrá-los. Ou deduzir de onde vieram.»

 

Obrigado mais uma vez caro Rui!

 

Agradeço também, antecipadamente, ao CD e MAG que certamente tudo farão para que as eleições decorram com a máxima transparência possível. É o que se exige aos representantes de uma Instituição Centenária que sempre se pautou, não pelos valores mínimos legalmente exigíveis, mas pela Verdade!

Autoria e outros dados (tags, etc)


12 comentários

Sem imagem de perfil

De António Santos a 20.02.2017 às 21:32

"Sendo consensual que o número de sócios pagantes na generalidade das organizações oscile pelos 50%, seria legítimo ter uma expectativa de pelo menos 70 mil sócios a poder votar nestas eleições ".
Ora aí está um raciocínio de alguém que pertence a uma qualquer associação dos Bombeiros (com todo o respeito por estas, a sério? mas que grande respeito, de uma elevação ímpar).
Já tive oportunidade de explicar os números no blog do camarote leonino, é simples e básico, nas ultimas eleições de 2013 o total do nº de sócios rondava os 100.000 ( houve sócios com o nº superior a 90.000 com direito a voto ) e haviam 32.000 a poder votar, o rácio era portanto de +- 30% dos sócios com direito a voto.
É exactamente o que se verifica agora, o Sporting tem neste momento mais de 150 Sócios ( e ainda bem que os tem ) e desses 150.000 +- 30% tem direito a voto, uma coisa é ser sócio pagante ( como os 2 filhos do bombeiro ou como o meu ) outra coisa é ter direito a voto.
Sem imagem de perfil

De Antónimo a 21.02.2017 às 00:10

Isso são o que eu chamo, contas de vão de escada.
Não acho que se possa fazer tal inferência. Eu explico.

Os sócios com direito a voto são hoje um pouco superiores a 43.000, de acordo com os cadernos, um aumento de cerca de 34% em relação a 2013 (32.000).

Entretanto houve uma recontagem de votos, com a ablação de sócios já finados e outros com atrasos significativos no pagamento de quotas (não todos).

Sendo assim, e fazendo um cálculo grosseiro de 30% de sócios nessas condições na altura das eleições de há 4 anos, diríamos que haveriam cerca de 70.000 sócios (e não 100.000) na mesma altura em que haviam 32.000 com direito a voto.

Ora a percentagem entre os 2 valores dá-nos (32.000/70.000) = 45% (e não os 30% referidos).
Sendo assim, e fazendo uma extrapolação para os números actuais, haverá aproximadamente 95.000 sócios e não os propagandeados 150.000.
O que estará mais em consonância com os valores das quotizações referidos nos R&C.

Foi um prazer. Não têm de agradecer.
Imagem de perfil

De Ivaylo a 21.02.2017 às 11:42

Caro Antónimo,

Não temos, mas devemos. Obrigado!

SL
Imagem de perfil

De Ivaylo a 21.02.2017 às 11:41

Caro António Santos,

Antes de mais, onde escrevi «organizações», deveria ter escrito "clubes" ou "organizações associativas".

Os 50% que mencionei são uma estimativa global (todos os clubes) para introduzir um argumento. Não vejo grande problema na sua consensualidade...

Qualquer sócio pagante com as quotas em dia, maior de idade e com mais de 1 ano de filiação tem direito de voto.

SL
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 21.02.2017 às 08:35

"Depois de ter considerado o aumento do número de associados como um dos méritos do actual mandato, fico agora um pouco surpreendido com duas notícias que têm sido bastante comentadas nos últimos dias."

Com todo o respeito não há surpresa nenhuma.
O Sporting foi assaltado por gente de baixo nível e caracter, a mentira e a falsidade faz parte dos métodos desta gente.
Para eles é normal aldrabar, falsear.
São mais que muitas as mentiras desmascaradas
Não surpreende minimamente que só aja cerca de 43mil sócios, e mesmo assim tenho dúvidas se realmente não há sócios fictícios com direito a voto.

O que se pode retirar disto é que mais uma vez ficou evidenciado que tipo de gente está no clube.Gente que não "olha a meios para atingir os fins".

Imagem de perfil

De Ivaylo a 21.02.2017 às 11:45

Caro Anónimo,

O nosso objectivo é sempre olhar e reflectir sobre factos. Os eventos mundiais do último ano "dizem-nos" que é impreterível!

SL
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 21.02.2017 às 08:41

Muito bom post.
Mais umas falácias desmascaradas.

Imagem de perfil

De Ivaylo a 21.02.2017 às 12:07

Caro Anónimo,

Obrigado pelo seu comentário!

SL
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 21.02.2017 às 08:49

" na sequência de suspeições levantadas pelo então candidato presidencial , apresentou uma proposta de alteração ao Regulamento Eleitoral que visava precisamente estabelecer a obrigatoriedade de divulgação dos cadernos ."

O objetivo era,e continua a ser sempre o mesmo, construir uma narrativa, para indrominar os adeptos.
Não era nem é a defesa do clube, mas sim a defesa dos tachos.
Imagem de perfil

De Ivaylo a 21.02.2017 às 12:08

Caro Anónimo,

Contra narrativas, factos. É o nosso mote.

SL
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 21.02.2017 às 12:15

Ivaylo

Não entendo o porquê de ter censurado o comentário.
O blog é vosso, administrão como entenderem, mas foi á custa dessa duplicidade de tratamento que o clube chegou aqui.
Passados quatro anos e ainda temos esta gente a discutir eleições, quando já deviam ter sido corridos á muito.
Sabe porquê!?
Por causa de acções como a sua.
Vocês permitem que os blogs sejam inundados pela propaganda do vigarista, com mentiras, repito com mentiras, falsidades, suspeições, etc, e censuram aqueles que os desmascararam e chamam os bois pelos nomes.
Para vocês a mentira a falsidade, a manipulação não tem objeção, não é motivo de censura, mas quem desmascara os aldrabões já é censurado.
O blog a que faz referência foi um dos que seguiu a mesma política editorial, e hoje é o que é.
Esse blog no início foi um blog de debate entre Sportinguistas sobre o clube e o desporto em geral, onde a seita não aparecia.
Quando a seita começou a aparecer o administrador do blogue foi avisado.
Em vez de se colocar ao lado dos Sportinguistas que lá comentavam desinteressadamente por "amor" ao desporto e ao clube, pôs-se ao lado da seita.
Actualmente é o que se sabe.
Tirando os administradores o blog está completamente dominado pela máquina de propaganda seita.
Os comentadores Sportinguistas desinteressados desapareceram praticamente todos pela postura do administrador.

Dão-se ao "luxo" de em qualquer post desviar completamente o objetivo do post, inundado o post com dezenas de comentários laterais entre eles, desvirtuando o foco do post, ao mesmo tempo tentando passar a mensagem que aquela é a opinião generalizada dos Sportinguistas.

Vocês é que sabem, não digam que não foram avisados.

Para concluir não sei se é novo na blogosfera, mas vá consultar se assim entender, a página de facebook do actor que veio chamar os bois pelos nomes, e veja os comentários que escreveram.
Esse tipo de gente é a mesma que á cinco anos ofendia e ameaçava sócios e dirigentes e continua a fazer o mesmo, entre os quais o cabecilha da seita,sim esse mesmo.
E até agora ainda ninguém chegou a esses níveis aqui no blogue.
Imagem de perfil

De Ivaylo a 22.02.2017 às 13:27

Caro Anónimo,

Agora que exprimiu as mesmas ideias sem utilizar uma "certa expressão" publicamos com todo o gosto. Publicamos e agradecemos o seu contributo!

SL

Comentar post




Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D